DICAS PARA SE SENTIR MAIS FELIZ E ANIMADO (independente da sua vida estar uma merda)

Por Clarissa Godoy

  • FAÇA UMA LISTA DE SONHOS – Simmmmmm! Lista dos sonhos? YES! Bom, posso dizer que vivi uma vida sem sonhos porque tinha um medo surreal de arriscar! Então, em maio do ano passado fui em um congresso de coaching e lá fui OBRIGADA a fazer uma lista de sonhos! Sério! Tinha uma apostila na mesa, uma caneta na mão e umas 500 pessoas ao redor. A Isis (minha mentora) colocou uma música e pediu que escrevêssemos 20 sonhos. Eu quase tive taquicardia. Pensei “Não tenho nem 1, quanto mais 20!”. O fato é que todo mundo começou a fazer e eu fiquei com vergonha de não fazer. Logo, consegui escrever os vinte sonhos. Achei que tinha escrito um monte de baboseira, mas quando reli, vi que aqueles eram meus sonhos, de fato. Sonhos que eu nunca tinha tido coragem de chamar de meus. Quando voltei de Brasília, voltei com outra cabeça! Voltei animada! O fato de ter escrito aquilo me despertou para a ação. Me fez sentir o gosto da vitória. Comecei a saborear meus sonhos diariamente! Trabalhava com amor, dedicação e a perguntava que sempre rondava a minha cabeça  (o constante “Pra que você está fazendo isso?”) não me vinha mais a mente, eu sabia exatamente os meus porquês!

Então, você tem sonhos? Se permita sonhar. É maravilhoso realizar sonhos! Vamos fazer um exercício? Pegue caneta e papel! Liberte-se do medo, do ego e da sua mente sabotadora que insiste em dizer que não você não merece estes sonhos. Escreva 20 sonhos! Sonhos pequenos para daqui 1 ano, sonhos grandes para daqui 10 anos. Sonhos profissionais, sonhos financeiros, viagens, sonhos para seus filhos, sonhos para o seu casamento. Experimente sonhar em todas as áreas da vida. A sua vida vai se encher de propósito e você vai entender que cada dia é uma oportunidade de caminhar em direção aos seus sonhos!

  • IMAGINE-SE TODOS OS DIAS LÁ – Onde é lá? No seu objetivo final! Qual o seu maior sonho no momento? É passar num concurso? É emagrecer 20 kg? Quando sonhamos grande, sabemos que não será fácil chegar lá. A rotina, os erros no caminho, e, principalmente, os pensamentos sabotadores podem te desanimar e te afastar e muito do seu objetivo. Como se manter animado? Imagine-se todo os dias lá. Se você quer emagrecer, imagina como será bom emagrecer. Se visualize todos os dias entrando nas suas calças 38. Imagina você sem barriga. UAUUUUUU! Como vai ser sua auto-estima? Sentiu o gosto de estar lá? Você precisa sentir. Pense o que você vai ganhar em todas as áreas da sua vida, escreva em um papel, leia e se imagine todos os dias LÁ! Antecipe a sua felicidade e o seu cérebro começará a tomar decisões mais consistentes com seu objetivo. Agora, se você acorda todos os dias pensando “Nossa, falta muito…” “Meu Deus, é muito difícil…” “Será que eu vou conseguir?”..As chances de você desistir no meio do caminho são enormes. Sinta o gosto da vitória antes mesmo de chegar lá. Sabe quando a gente planeja uma viagem para as férias no final do ano? A felicidade não vem logo que você compra as passagens? Você nem foi, nem sabe como vai ser, mas já está saboreando a viagem. Já está antecipando a sua felicidade. Por isso, imagine-se todos os dias LÁ!

 

  •  FUJA DE PESSOAS DEPRIMIDAS E DESANIMADAS – Isso mesmo. FUJA CORRENDO! Isso contamina ambientes e suga sua energia. Pessoas assim carregam ambientes com uma energia de desânimo. Sabe aquelas pessoas que vivem suspirando cansadas da vida? Parece que um simples suspiro torna o ar mais pesado. Eu saio correndo dessas pessoas! rs… Da mesma forma, estar com pessoas felizes, animadas mudam totalmente o nosso astral. Procure essas pessoas como companhia. Uma pessoa desanimada quando num ambiente de pessoas otimistas e animadas se torna mais animada naturalmente. Se o desânimo contamina, o ânimo contagia. Cole nas pessoas que fazem você enxergar um mundo de possibilidades!

 

  • PENSE NO QUE VOCÊ PODE FAZER HOJE – Sim, as pessoas desanimam pensando que “Aii, meu Deus, vou ter que fazer atividade física pelo resto da vida!” “Ai, meu deus, preciso trabalhar e ser uma pessoa produtiva todos os dias.” Os dias tem um peso grande e, quando pensamos em coisas que teremos/devemos fazer pelo resto da vida, nos sentimos desanimados e COM PREGUIÇA. Qual o antídoto para isso? É pensar no HOJE! Viver em compartimentos hermeticamente fechados, que são os DIAS! Ao invés de pensar “Só hoje vou comer uma besteira…” (já que todos os dias eu não deveria comer), pense “Só hoje vou fazer tudo certo”. Ao invés de pensar “Só hoje vou ver um pouco de TV para depois trabalhar.”, pense “Só hoje vou ser muito produtiva e não tem nada que possa me atrapalhar.”

Faz sentido para você? Ter dias produtivos, significa ter semanas produtivas, meses produtivos, anos produtivos e aumenta muito a chance de você atingir todos os seus sonhos. Fora que dá muito orgulho ter um dia exemplar! 

  • AGRADEÇA POR ESTAR VIVO – É sério. Você podia estar morto, sabia? Exercite a gratidão pelas coisas simples. A gente reclama de ter muito trabalho, mas imagina não ter um trabalho? A gente reclama da nossa família que é complicada, mas imagina que horrível não ter nenhuma família? A gente reclama de ter nariz grande, mas imagina não ter nariz. Caraaaa, não viva na ingratidão! Por muitas vezes me pego reclamando de coisas que eu deveria agradecer! Hoje quando me pego falando “Ai, meu Deus, tenho muito trabalho!” logo corrijo “Nossa, graças a Deus tenho muito trabalho, isso é um excelente sinal”.
  • MUDE A SUA POSTURA – Sim! Antes de tudo, observe a sua postura neste momento. Você está encurvado com uma postura de perdedor ou está com os ombros abertos e peito estufado? Como é a sua expressão facial na maior parte do tempo? Passa tristeza e desânimo ou você é uma pessoa que sorri com frequência? Você sabia que o simples fato de sorrir produz serotonina, que é o neurotransmissor da felicidade? Sabia que isso acontece mesmo você não tendo motivos para sorrir? A sua química cerebral se altera. É fisicamente impossível sentir-se melancólico e deprimido enquanto estiver agindo como se fosse radiosamente feliz. Sorria!

Tem pessoas que andam nas ruas praticando a postura correta para a sepultura. Pessoas apáticas, sem brilho nos olhos, andam com ombros encurvados e tem um andar hesitante, como se estivessem esperando a morte vir chamar. Pessoas mortas, estando vivas!

Tem um trecho maravilhoso do livro do Tony Robbins que fala o seguinte: “É importante lembrar que emoções como a depressão não acometem você. Não se “pega” depressão. Você a cria, como qualquer outro resultado em sua vida, através de ações específicas mentais e físicas. Para ficar deprimido basta olhar para sua vida de maneira específica. Tem que dizer certas coisas para si mesmo, nos exatos tons de voz. Tem que adotar uma postura específica e um modo de respirar. Por exemplo, se você quiser ficar deprimido, ajudará muito deixar cair os ombros e olhar muito para baixo. Falar em um tom de voz triste e pensar nos piores momentos da sua vida ajudarão.”

E é isso mesmo! Que tipo de postura você tem adotado diante da vida?

Alterar sua postura, altera sua produção de hormônios e o seu comportamento? É sério. Fazer a posição do super-homem/mulher maravilha aumenta a sua produção de testosterona e isso aumenta a sua CONFIANÇA!

  • MUDE A FORMA QUE VOCÊ FALA – Qual o tom você usa na sua conversa interna?Da mesma forma que falamos da postura, a fala é muito importante. Qual o seu tom de voz? A sua voz carrega entusiasmo ou fracasso? Sabia que nós podemos contar a mesma história de diversas maneiras? Como você tem contado as histórias da sua vida? Eu contava vitórias na minha vida com um tom de “tanto faz” – tinha passado no vestibular (de primeira!) para todas as faculdades públicas, mesmo tendo vindo de uma cidade pequena com ensino fraco. E eu nem contava essa história e quando alguém perguntava, eu contava com aquele tom de como se aquilo não fosse importante. Hoje eu vejo o quanto isso era errado. Se eu mesma não valorizava as minhas conquistas, o que precisava acontecer na minha vida para valorizar? Quando você não comemora, não fala com entusiasmo, o seu cérebro entende que aquilo não é bom ou que não vale o esforço.

Hoje eu aprendi a falar com entusiasmo e ouvir o meu tom de voz entusiasmado com a minha vida me traz felicidade. Conte suas conquistas como se você tivesse ganhado na Mega Sena.  Fale com muito entusiasmo. Para você mesmo.

  • FAÇA O RITUAL MATINAL DA ALEGRIA – Aprendi com uma amiga que fez o método CIS, com o Paulo Vieira! E pode parecer uma loucura, mas dá certo.

– Deitada ainda na cama, espreguiçar com os braços bem esticados com um sorriso no rosto e dizer a palavra “alegria” 7 vezes.

– Depois socar o ar com os dois braços bem forte, com os punhos cerrados e gritar “yes, yes, yes” por 7 vezes.

– Levantar da cama fazer posição de mulher maravilha ou super homem e olhar no espelho se elogiando, dizendo “eu posso isso, eu sou isso e aquilo”.

– Entrar no chuveiro para tomar banho e começar a dizer 40 motivos de gratidão. Começar com “eu sou grata por ter minhas mãos para ensaboar meu corpo, eu sou grata por ter cabelos para lavar, eu sou grata por ter chuveiro elétrico, eu sou grata… e assim vai até chegar no trabalho!

Duvido que você sinta mau humor pelo resto do dia. No mínimo, você vai rir quando começar a falar de você mesmo em voz alta para o espelho. Rs…

E aí? Estas dicas te ajudaram?

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s