Tecnologia a serviço da mobilidade

Por Mirella Camargo

 

Os aplicativos para smartphones são hoje em dia uma ferramenta indispensável para facilitar a vida de quem não tem tempo a perder.

Eles nos ajudam a organizar as finanças, cuidar da saúde, encontrar namorado e coisas que muitas vezes nem passam pela nossa cabeça. Sim, tem de tudo por aí. Mas hoje vamos falar de algo realmente útil: os aplicativos desenvolvidos para mobilidade urbana. Sou da época em que ainda andávamos com um guia de ruas impresso dentro do carro e que para viajar usávamos um mapa gigante para saber qual a direção correta.

Com a chegada dos aplicativos para celulares, hoje podemos fugir do trânsito, encontrar endereços, saber qual ônibus pegar, e tudo isso em questão de segundos. O santo Waze, figurinha carimbada em qualquer celular, nos leva a qualquer lugar e hoje já faz parte das coisas que você levaria para uma ilha deserta.

Antigamente fazíamos aquela perguntinha básica: o que uma mulher não pode deixar de ter na bolsa? Hoje a pergunta mudou para: o que uma mulher não pode deixar de ter no celular?

Depois que me mudei para o Rio de Janeiro, voltei a utilizar transporte público e confesso que sem um bom aplicativo para ajudar a saber qual ônibus pegar, a vida seria muito mais complicada. Quando marco uma viagem, trato logo de procurar os melhores aplicativos do local para não passar aperto longe de casa.

Fizemos uma seleção de aplicativos que podem facilitar muito o seu dia-a-dia:

Traffi – indispensável para quem usa transporte público no Rio de Janeiro. Conta com mapa da rede de transporte, notícias, horários dos ônibus e opções de itinerários incluindo metrô, trem, ônibus, BRT, balsas e bondes. Ele mostra o tempo do trajeto incluindo tempo de caminhada.

Cadê o ônibus – funciona para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina e Curitiba.

Paris Metro – aplicativo para a cidade com uma das maiores redes de metrô do mundo. Se for a Paris, não deixe de baixar o aplicativo.

Uber/ 99 Taxis/ Easy Taxi/ Cabify – aplicativos para quem prefere deixar o carro em casa.

Zazcar – para aluguel de carros de empresas, em locais específicos, dentro de estacionamentos.

Sem carro – ajuda a escolher o melhor modo de ir de um ponto a outro sem carro.

Bike Sampa – busca a estação de bicicleta mais próxima e mostra até quantas estão disponíveis no momento.

AroundMe – aplicativo que busca locais próximos a você como, restaurantes, supermercados, farmácias, bancos, cinemas, e ainda é integrado com aplicativos de rotas como Waze que te levam diretamente ao local desejado.

E vocês? Que outros apps usam? Compartilhem conosco aqui nos comentários.

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s