A volta do Bordado (sim, aquele que sua avó fazia!)

Por Helô Righetto

Há alguns meses eu notei que na minha parte de sugestões de contas para seguir no Instagram começaram a aparecer fotos de trabalhos em bordado. Aquele feito com bastidor, sabe? Provavelmente alguma mulher da sua família fazia bordado quando você era pequena, já que bordar era considerado uma atividade feminina, compatível com mulheres que cuidavam da casa e da família.

Como está acontecendo um resgate de trabalhos artesanais e também da estética e estilo usado na decoração da metade do século 20 (o que não é novidade, eu sei), os bordados voltaram com tudo. Plataformas para artesãos e micro empresários, como a Etsy, ajudaram dar novo fôlego a esse tipo de trabalho, que agora tem uma pegada bastante diferente. As bordadeiras (e falo no feminino porque não encontrei nenhum homem fazendo esse tipo de trabalho) de agora estão criando peças muito mais autorais, com estampas e cores vibrantes, sem seguir modelos “pré fabricados” de revistas.

O que era antes mais um afazer doméstico, uma distração ou simplesmente um hobby tornou-se arte (claro que pode continuar sendo qualquer uma dessas coisas), e o melhor: arte que gera renda e é trabalho em tempo integral de muita mulher talentosa.

No post que escrevi em outubro de 2016, com sugestões de artesãs para seguir no Instagram, recomendei duas delas: sarahkbenning e contra.ponto. Mas desde então encontrei outras tantas, que me fizeram desejar ter uma parede só com bordados aqui em casa (apenas um desejo, por enquanto!).

Uma delas é a Brittney Muns, de Seattle. Ela começou a vender recentemente, depois de muita gente perguntar como poderia comprar as peças lindas que ela posta em sua conta pessoal. A diferença no bordado da Brittney é que ela mistura outras técnicas no bastidor, como aplicação de miçangas e tinta. As paisagens são inspiradas em fotos que ela vê no Instagram, geralmente de lagos ou montanhas. São um sonho!

@hideandstitch

Processed with VSCO with c1 preset

E pra quem ama cachorros e gatos, olhe o perfil da Emillie Ferris. Ela cria retratos realistas dos bichinhos, é impressionante!

@emillieferris

emillie2

emillie1

Eu poderia listar dezenas de artesãs por aqui, mas a minha ideia para esse post era apenas chamar atenção pra “volta” dessa arte. É um trabalho manual que requer muita concentração, firmeza e senso de proporção e estética, por isso merece ser valorizado.

Que tal investir em uma peça assim para colocar junto com os seus quadros?

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s