Enquanto a viagem não começa

Por Carlas Caldas

espera-no-aeroporto

“Em que momento começa realmente a viagem? […] Pois há um momento singular, identificável, uma data de nascimento evidente, um gesto signatário do começo: é quando giramos a chave na fechadura da porta de casa, quando fechamos e deixamos para trás nosso domicílio, nosso porto de matrícula. Nesse instante preciso começa a viagem propriamente dita.” Michel Onfray – Teoria da Viagem

É como essas palavras que o pensador francês Michel Onfray, começa a descrever, no seu livro Teoria da Viagem, o período que chama de “Entremeio”, o espaço de tempo entre a saída de nossa origem e a real chegada ao destino, enquanto habitamos aviões, barcos, trens e salas de embarques.

Hoje meu bate-papo convida vocês a fazer um paralelo entre viagens e a vida cotidiana.

Recentemente uma grande porta se fechou para mim e, depois de dez anos vivendo a mesma rotina, estou fazendo minhas reflexões sobre como é “Habitar o Entremeio.

“Flutuando, vagamente ligado as duas margens, num estado de ausência de peso espacial e temporal, cultural e social, o viajante penetra no entremeio como se abordasse as costas de uma ilha singular. Cada vez mais longe do seu domicílio, cada vez menos distante de sua destinação, circulando nessa zona branca,neutra…” Michel Onfray – Teoria da Viagem.

São os preparativos da minha mais nova viagem, o tão famoso momento “transição de carreira” que tanto gera angústia e questionamentos.

Segundo o consultor Roberto Ziemer: “Gerenciamento da transição é diferente de mudança. Mudança é o que acontece fora (ex: perdi o emprego). Transição é a mudança que tenho que fazer dentro de mim para me adaptar a nova realidade. Para usar esse momento como uma oportunidade de reposicionamento, tirando o melhor, é preciso entender e viver os 3 estágios da transição”:

  1. TÉRMINO – toda transição começa com um término, a chave da fechadura que gira, e é preciso entender quais são as perdas que vamos ter que viver nessa experiência. A sugestão é escrever (sim, escrever) no papel, um momento desapego: O que terminou? O que vai terminar pra mim? Quais os planos precisam ser revisitados? Quais custos precisam ser reduzidos? Que desejos e vontades devem ser abandonados?
  1. ZONA NEUTRA – o passado já foi embora mas, o futuro ainda não chegou. Momento de vazio e falta de respostas. Aqui a transformação começa a acontecer, seu novo propósito começa a ser gestado. É um vazio fértil, onde gradativamente as idéias começam a chegar na sua cabeça. É o começo de um novo caminho. Porém é necessário viver esse período sem respostas. É uma oportunidade para experimentar os inevitáveis questionamentos do entremeio de uma viagem. É o processo de deslocamento sem o qual não chegaremos ao destino final.

“Esse lugar de extraterritorialidade não parece governado por nenhuma língua, nem por tempo algum. De fato, que idioma falar quando se entra no avião? O do pais que se deixa ou o do pais de destinação? Em que lugar viajamos, quando confinados no ar? O da lei que supõe o espaço aéreo propriedade do pais sobrevoado? Que ponto do céu permite dizer que claramente que se transpôs uma fronteira?”  Michel Onfray – Teoria da Viagem.

  1. REINÍCIO é quando as coisas começam a ficar claras, é o momento em que você diz: encontrei meu novo caminho, meu propósito, agora sinto que as coisas fazem sentido de novo.

Sem muitas respostas, eu vivo e compartilho com vocês a necessidade de nos permitirmos um momento de carinho, uma pausa sem auto cobranças, enquanto caminhamos rumo a um novo futuro.

“ Entre o lugar deixado e a terra que se pisa ao chegar, trazido sobre a água, nos ares ou deslocando-se numa translação que isola do chão, o viajante descobre algumas novidades metafísicas: as alegrias da comunidade pontualmente realizada na insignificância vivida em comum, a prática da duração como um escoar assombroso, a impressão de habitar um local inteiramente produzido pela velocidade do deslocamento. É nessa espera mágica que a viagem solidamente se inicia.”  Michel Onfray – Teoria da Viagem.

Referências

Livro: Teoria da Viagem – Michael Onfray

Como Transformar Crise em Oportunidade – Roberto Ziemer

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s