Aproveite a chegada do calor para emagrecer!

Por Clarissa Godoy

Eu não sei você, mas eu moro no Rio e, mal começou o horário de verão, a sensação térmica já bateu os agradáveis 49 graus! Já fui fã do verão quando era adolescente. Hoje em dia, prefiro dias agradáveis de outono ou inverno!

Mas não importa se você gosta do verão ou não, na verdade, o que eu quero é te dar algumas dicas para aproveitar o calor a favor do seu emagrecimento!

Todos dizem “Ahhhh, Clarissa, mas fazer dieta no inverno é impossível! Eu sinto mais fome, menos vontade de comer salada e mais vontade de comidas quentinhas, como fondue, massa, chocolate quente, vinho…” rs. Isso escutei durante todo o inverno no consultório e agora estamos chegando no verão, e então eu espero ouvir “Nossa, tenho ficado sem fome, bebido muita água e tá tão quente que até esqueço de comer.” Mas isso seria nos sonhos, ou o discurso de uma minoria! Vão vir queixas como “Ahhh, mas no verão tenho que tomar um sorvetinho depois do almoço, um açaí depois do treino e aquela gelada nos finais de semana”.

Se pensar as duas épocas têm suas facilidades e dificuldades, mas tudo depende do seu olhar! Você pode apenas ver problemas em tudo e viver de pretextos ou pode enxergar soluções! E esta é a minha ideia aqui! Trazer dicas práticas que combinam com o verão e com o seu emagrecimento!

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1) Abuse dos chás gelados e refrescantes – chás são excelentes para hidratar e também para gerar uma maior saciedade, o que é super importante durante um processo de emagrecimento! Além disso, tem milhares de benefícios, como diminuição da retenção hídrica, controle da fome etc.

2) Invista em super saladas para almoço e jantar! Elas devem conter proteínas e Vegetais. As proteínas: frango desfiado, atum em óleo (escorrido), sardinha em lata em óleo (escorrida), carne desfiada, salmão grelhado desfiado em lascas ou ovo de galinha cozido e picado ou ovos de codorna pela metade ou cogumelos salteados. Vegetais em boa quantidade! Tomate, cebola, pimentão, pepino em cubos, beterraba, cenoura etc. Repolho e folhas mais firmes fatiadas bem finamente. Pode usar tomatinhos cereja cortados em fatias. Todos os tipos de folhas também!

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3) Prefira frutas cítricas e refrescantes como sobremesa – Que tal trocar o chocolate por uma laranja, tangerina, abacaxi ou quem sabe uma melancia ou melão?

4) Evite matar a sede com sucos! A sede se mata com água, ok? O consumo exagerado de sucos mesmo naturais e, principalmente, daqueles com alto teor de carboidratos atrapalha muito a perda de peso. Um copo de suco de laranja chega a ter 5 laranjas! Você comeria 5? Creio que não! Mas mesmo que comesse, demoraria algum tempo para chupar, então o açúcar da fruta seria absorvido aos poucos!

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5) Faça smoothies proteícos com frutas congeladas – são opções cremosas, refrescantes e excelentes opções como café-da-manhã ou lanches intermediários!

6) Evite ficar tomando açaí e sorvete – o açaí vendido no sudeste não tem nada a ver com o açaí do Norte! Sabia que o açaí não é nem um pouco doce? Tanto que lá, eles comem junto com a comida! Já o do sudeste é lotado de xarope de guaraná (que é lotado de açúcar, como se fosse uma calda) e muitas vezes ainda tem adição de leite em pó, leite condensado, granola (que na maior parte das vezes é aquela cheia de açúcar, flocos de milho e de arroz). Já o sorvete tem uma alta densidade energética e não é nada saudável, é lotado de gordura saturada e trans com grande adição de açúcar!

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Prefira o açaí puro batido com banana e um pouco de mel ou picolés de frutas – apesar de alguns terem açúcar, ainda são opções bem melhores!

7) Evite bebidas alcoólicas! Elas atrapalham bastante a dieta. Sempre que puder evitar, melhor! Seu processo será mais rápido! Não conseguindo evitar, prefira as destiladas, como vodka, saquê e cachaça. Não são menos calóricas, mas como são bebidas mais fortes, bebemos uma ou duas. Quando falamos de cerveja, é bem mais fácil perder a conta! Além disso, você pode pedir sua caipirinha/caipvodka/caipsaquê sem açúcar e adoçar com adoçante, o que minimiza bastante o problema! Ou prefira um vinho, mas tome com moderação, 1 ou no máximo duas taças! Os secos tem menor teor de carboidratos!

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