Vamos falar sobre luto?

Por Raphaella Perlingeiro

Às vezes passamos por traumas tão fortes e extenuantes, que sobreviver a eles, torna-se algo que nos define.

Grafite de Bansky
Grafite de Bansky

Eu sei, hoje o post começou um pouco pesado. Por outro lado, não podia perder a oportunidade desta semana de finados e falar desse assunto tão difícil e rechaçado em tempos de hiper felicidade midiática. Afinal de contas, todos precisamos de um tempo para digerir traumas causados pela ausência daqueles que partem, seja porque motivo for.

Mas quando falamos de luto, o que você imagina?

Uma carpideira gritando atrás de um cortejo fúnebre? Pensa na Scarlett O’Hara se enchendo de pinga e odiando usar negro? Pensa em depressão no seu estado puro?

Para mim, o luto é aquele período imediato que segue ao trauma da perda, em que sangramos, mas não vemos. É um sangue metafórico. É a hora que dói, mas tudo é tão difuso e estranho. Só conseguimos pensar que existe algo de errado e nos pegamos com a pergunta: por que a vida continua acontecendo?

Todos nós passaremos por um momento de luto na nossa vida. Só de pensar já dá arrepios, mas precisamos falar sobre. Todos iremos passar ou já passamos por esse sentimento/período que é muito mais que uma tristeza, mas também não é depressão. É luto. Com hora para começar e terminar, mas não sabemos qual.

A grande questão é: como atravessamos essa tempestade e o que tiramos dela?

Quando meu pai morreu, perguntei a uma amiga – que tinha perdido a pessoa que mais amava uns anos antes – como tinha sido com ela esse momento do luto. Ela me deu uma resposta tão linda!

É o mais próximo de uma solução que posso deixar para vocês. Uma metáfora… das boas:

“É como se tirassem um tijolo do nosso muro existencial. Agora nós seremos sempre um muro com esse buraco. Luto é o tempo que levamos para perceber que buraco e muro são uma coisa só. E você sai do luto quando consegue perceber que o buraco te ajuda a ver através.”

Força, meninas! ❤

Anúncios

Um comentário em “Vamos falar sobre luto?

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s