Quer emagrecer? Não deixe a indústria cozinhar por você!

Por Clarissa Godoy

Se eu pudesse te dar uma dica, apenas uma dica, seria: coma mais comida de verdade e menos industrializados.

Foto: Los Angeles, Kalifornien, USA, South Olive Street
Foto: Los Angeles, Kalifornien, USA, South Olive Street

As pessoas perdem horas lendo rótulos e tentando entender qual biscoito ou bolo industrializado é o melhor, mas sinceramente, tudo que vai conseguir é eleger os produtos menos piores! Você perde um tempo no mercado, chega à conclusão de que tudo é ruim e fica cada vez mais desanimada.

Não digo que não seja importante ler rótulos, claro que é! Mas não fique tentando entender todos os 10 conservantes e aromatizantes. Tem um monte de nome desconhecido? Não leve, não é um bom produto! Ao invés de gastar todas as suas energias se preocupando em ler rótulos, sugiro que se preocupe mais em diminuir seu consumo de industrializados e aumentar o consumo de alimentos chamados “comida de verdade”.

Os primeiros industrializados surgiram com o intuito de suprir as necessidades da população. Os itens industrializados eram básicos, assim como os processos. Mas este cenário começou a mudar na década de 1970. Começaram-se a produzir insumos alimentícios que não mais visavam a atender necessidades básicas de alimentação da população, mas antes ao prazer. Itens dispensáveis, mas extremamente palatáveis, que geravam a sensação de “bem estar” e “status”. Um grande marco foi a criação daquele refrigerante de cola que faz muito sucesso até os dias de hoje.

Hoje o que temos não são apenas produtos industrializados, temos alimentos altamente processados, que buscam agradar/viciar o nosso paladar e que cabem perfeitamente no nosso estilo de vida mais corrido!

As consequências dessa transição são as que vemos nos dias atuais. Pessoas cada vez mais obesas, mais viciadas em junk food e açúcar. Sempre cansadas, sem nenhuma vitalidade e profundamente doentes. Mas creio que já saiba de tudo isso. A ideia não é aprofundar tudo isto aqui e sim te uma dica prática de como se alimentar melhor!

Seguem algumas dicas:

Desembale menos e descasque mais!

Para isso, é importante avaliar a sua despensa. Qual a durabilidade média dos produtos da sua casa? Sua cozinha tem mais industrializados ou alimentos frescos e perecíveis? Você faz mais compras no mercado ou em feiras e hortifrutis?

Praticidade e saúde combinam!

Praticidade é tudo de bom, eu concordo. E não, não sou uma pessoa radical, mas podemos ter uma alimentação mais saudável e prática. Sim, isso envolve preparar os próprios alimentos. No início vai dar trabalho, mas depois você pega o jeito! E quem disse que só precisa fazer pratos elaborados? Nada disso! Não complique. Vá para o básico e rápido. Sabe o famoso PF brasileiro? Arroz, feijão, carne, legumes e salada? Aposte nisso e pare de comprar caldos industrializados, macarrão de pacote e sopa em pó!

Dê tempo ao tempo!

Se você acha que frutas, legumes e verduras não tem gosto ou são sem graça, pode estar TOTALMENTE viciado neste tipo de comida que citei acima. Mas tenho uma boa notícia! Demora um tempo, mas o seu paladar consegue depois de um tempo se adaptar ao sabor natural dos alimentos! É preciso repetição e consistência! Vamos falar de comida de verdade?

A comida de verdade é comida fresca! Comida que vende em feira e hortifrúti! Comida que não tem embalagem, não tem validade escrita e que estraga! O guia alimentar para a população brasileira traz muito essa questão de comer menos alimentos processados e mais alimentos in natura. Essa é a principal recomendação para uma vida mais saudável!

Faça esta transição e perceba as mudanças! Maior energia e vitalidade, maior concentração e foco, mais saúde e o emagrecimento será apenas consequência dos bons hábitos adquiridos! 

 

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s