Bulletproof coffee: uma boa ideia para emagrecer?

Por Clarissa Godoy

DETOX (3)

O excesso de peso, muitas vezes, está associado a um excesso de carboidratos refinados – biscoitos, pãezinhos etc. Isso porque estes não contêm fibras, são absorvidos rapidamente e provocam pico de glicose (açúcar) no sangue. Este pico, por sua vez, faz com o que o corpo tente desesperadamente diminuir a glicemia produzindo insulina. Isso fará a glicose entrar nas células e ser armazenada na forma de gordura. Em resumo: olá, pneuzinhos!

Tão rápido quanto subiu, a glicemia despenca, como se fosse uma montanha-russa, gerando fome, fraqueza e indisposição. E o principal, fazendo com que você queira mais carboidratos!

Além disso, essa subida vertiginosa de glicose em nosso sangue faz com que sejam ativados mecanismos de vício no nosso cérebro! Já ouviu falar que açúcar vicia mais que cocaína? É verdade!

De alguns anos para cá, começaram a surgir muitas pessoas adeptas de uma dieta LCHF (Low Fat, High Carb), muito baixa em carboidratos e alta em gorduras. Essa dieta, se bem orientada e dependendo do caso, pode ser uma boa ideia, mas só nesses casos. O importante é que foi neste contexto de uma alimentação mais rica em gorduras que surgiu o bulletproof coffee.

Já ouviu falar? Bom, na verdade ele ficou popular no mundo inteiro. A tradução seria “café-à-prova-de-balas”, mas conhecido também como “café longo” ou “café gordo”.

Receita original são 2 xícaras de café + 2 colheres de sopa de manteiga + 1-2 colheres de sopa de óleo de coco batidos no mixer ou liquidificador.

Foi criado por Dave Asprey e as promessas são: perda de peso, saciedade prolongada, maior concentração e foco! A ideia é substituir a primeira refeição do dia por ele.

Vamos explorar mais a fundo?

1) Os ingredientes:

– O café é termogênico (aumenta o gasto energético, podendo favorecer a perda de peso). Além disso, tem compostos fenólicos que apresentam benefícios à saúde. Porém se consumido em altas doses pode acabar estressando o organismo e gerando, além de insônia, dificuldade de perda de peso.

– O óleo de coco é controverso como emagrecedor, mas tem benefícios impressionantes e é uma excelente fonte de gordura e, como todo gordura, confere saciedade.

– A manteiga é uma gordura saturada, assim como o óleo de coco, e eu considero uma opção excelente para cozinhar! Além de saciedade, ambos confere um sabor incrível à qualquer preparação.

2) Perguntas frequentes:

Isso significa que juntando os três em uma bebida teremos um café que dá bastante saciedade e pode favorecer o emagrecimento?

Sim! É para todo mundo? Não!

Teremos algo que pode ajudar no foco e concentração?

Talvez, mas não para todos. Um dos motivos seria porque o corpo absorve mais rapidamente este tipo de gordura, gastando menos energia para digerir os alimentos e deixando mais energia disponível para o cérebro!

A ciência prova que é uma boa opção?

Não, não existem evidências.

3) Por que não considero uma boa opção?

Não é porque algo é bom, que quanto mais melhor! A diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Não é porque sabemos hoje que a gordura não é uma vilã e que ela pode ajudar no emagrecimento, que deva estar em doses cavalares e antinaturais na nossa dieta. Óleo de coco e manteiga são boas opções, mas para cozinhar, por exemplo, e não para comer de colher. Não existe nenhum estudo que prove que esta quantidade de gorduras é segura.

O seu corpo precisa de nutrientes para funcionar! Substituir uma refeição como café-da-manhã, que poderia conter uma alta densidade nutritiva (vindo de frutas, ovos, nozes…) por algo tão pobre nutricionalmente não é uma boa ideia, Você pode querer emagrecer, mas privar seu corpo de nutrientes importantes, definitivamente, não é o caminho! Precisa de algo que te dê saciedade? Experimente comer ovos, um pedaço de abacate ou outra fruta. Experimente fazer uma panqueca com farinha de coco e rechear com pasta de amendoim. São tantas opções que podem garantir não só saciedade prolongada, como vitaminas, minerais e fitoquímicos!

Pode levar ao aumento do colesterol e agravo de condições de saúde! Na prática do consultório chegam pessoas usando o bulletproof coffee sem nenhuma orientação. Quando eu pergunto o “por quê”, muitas vezes, elas nem sabem. Viram no Instagram! Algumas experimentam aumento de colesterol ou agravo de condições de saúde, como a esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado, algo bem frequente em pessoas obesas ou com sobrepeso). Às vezes, a pessoa não fez alteração alguma na dieta, apenas incluiu este café achando que fosse acontecer algum milagre! E tudo o que acontece é aumento de colesterol.

Então, é totalmente não recomendado? Não, pode ser até uma opção interessante, mas sob orientação e para indivíduos que pratiquem atividades de endurance, como a corrida. Dependendo de condições de saúde e de suas particularidades biológica! Não com essa quantidade de gordura toda, mas talvez com óleo de coco e em menor quantidade.

Ficou curiosa e quer experimentar? Experimenta! Quer incluir isso na sua rotina para perder peso? Eu não recomendo! Existem muitas outras formas mais saudáveis, nutritivas e seguras de fazê-lo!

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s