Leia e Viaje: um diário russo por John Steinbeck e Robert Capa

Por Raphaella Perlingeiro

STEINBECK, John et CAPA, Robert. Um Diário Russo. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2003.

Foto: Cosac Naify Editora
Foto: Cosac Naify Editora

Você gosta de viajar com suas leituras?

Se sim, pense neste livro como opção. Sabe aquela leitura que transcende gostos particulares? Mesmo para quem não gosta muito do assunto “guerra”, esta é uma opção que vale ser considerada. A narrativa é despretenciosa e fala, em última análise, sobre a capacidade humana de se reerguer. Um assunto que todas temos que enfrentar em algum momento da nossa existência. Certo?

Neste “Diário”, os dois autores contam suas impressões ao viajarem por 2 meses pela antiga URSS. O pano de fundo é o cenário de pós-guerra em 1947. Eles mostram personagens cotidianas: operários, fazendeiros, escritores, todos em um processo de reconstrução, não apenas de suas vidas, mas do seu país.

Uma leitura que surpreende pela leveza, mesmo sendo profunda o suficiente para quebrar preconceitos e ideias sedimentadas com relação à realidade daquele momento histórico e naquele país.

Os autores

O escritor americano John Steinbeck foi Nobel de 1962 e escreveu “Vinhas da Ira”, que virou um filme daqueles de doer estrelando o maravilhoso Henry Fonda.


Apresentação (1min13seg) sobre o filme “Vinhas da Ira”. Direção John Ford, inspirado no clássico de John Steinbeck. Tem uma das minhas cenas preferidas. 😉

O húngaro Robert Capa foi um célebre fotojornalista e grande responsável pelo registro fotográfico de grandes eventos bélicos do século XX. Entre eles, a invasão da China pelos japoneses durante a II Guerra Sino-Japonesa e a cobertura durante as guerras de independência da Indochina. O episódio mais importa da sua carreira, contudo, foi certamente ser o único jornalista presente com a primeira leva de soldados no Dia D – Incrível!

Foto: Robert Capa na Life Magazine (Junho de 1944)
Foto: Robert Capa na Life Magazine (Junho de 1944)

Veja mais imagens em: “Slightly out Focus”

Tanto Capa quanto Steinbeck são homens ícones de seu tempo e, através do relato deles, temos a oportunidade de começar a entender o Zeitgeist – espiríto do tempo – do início do século XX.

Boa leitura e boa viagem!

Anúncios

Um comentário em “Leia e Viaje: um diário russo por John Steinbeck e Robert Capa

  1. Deve ser muito interessante. Vou dar uma olhada. O filme “Vinhas da Ira” é muito bom. Assisti há muitos anos e, por sua causa, me deu vontade de revê-lo..

    Curtir

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s