#SemanaVerde: três dicas para ingressar no mundo dos orgânicos

Por Clarissa Godoy

Se você acompanhou os posts da Semana Verde aqui no Coletivo, já deve ter entendido a enorme importância de começar a fazer mudanças. Entendo que para muitos ainda parece algo de outro mundo, mas resolvi deixar algumas sugestões pontuais para ajudar vocês a ingressarem no mundo dos orgânicos.

Foto: Clarissa Godoy
Foto: Clarissa Godoy

– Procure por alimentos da safra, são mais em conta – Hoje em dia, não levamos em conta quais frutas, verduras e legumes estão na época, certo? Antigamente, nossos bisavós sabiam muito bem disso. Se procurassem morango em fevereiro, no auge do verão não encontrariam. Não era época de morango, ora bolas!

Hoje nem sabemos quais são as safras, pois os temos em qualquer época do ano. Isso parece ser ótimo, mas não é. Cada legume, verdura ou fruta tem seu cultivo favorecido em um determinado solo, ambiente e clima. E o homem com a brilhante mania de “melhorar a natureza” fez com que você pudesse encontrar morangos, por exemplo, em qualquer época do ano.

Ao custo de quê? Muitos agrotóxicos. Vale a pena? Não! Os orgânicos tem preços mais elevados, por diversos motivos, que vão desde a certificação do produtor (que pode custar cerca de 3 mil/ano) até a produção em menor escala, com maior custo.

Porém, alimentos orgânicos que estão na época têm preços mais acessíveis, pois naturalmente se desenvolvem com maior facilidade. Aposte nestes. Se não sabe quais são as safras, faça uma busca rápida na internet e descubra. Alimentos que estão na época, são mais baratos e muito mais nutritivos.

– Comece por partes – Eu sei que depois que descobrimos o quanto consumimos de agrotóxicos e o quanto estão associados a doenças, dá vontade de jogar tudo no lixo e mergulhar de cabeça nesse novo mundo. Mas sugiro que mude de forma gradual, para que a mudança seja definitiva e não apenas por um período. Comece frequentando mais feiras orgânicas. Compre alguns alimentos e experimente. Perceba a diferença no aroma, textura e sabor. É incrível! Comece substituindo os campeões de agrotóxicos, como pepino, pimentão, cenoura, laranja, morango, abacaxi e mamão por seus similares orgânicos.

– Abra sua mente para o novo – Saia da banana e maçã, tomate e alface que consome todos os dias. Experimente alimentos que estão na época. A natureza é extremamente rica!

Quanto mais a cultura do consumo de orgânicos crescer, maiores serão os benefícios para o planeta e seus recursos naturais, maiores serão os incentivos e pesquisas, maior será a acesso por parte da população, menor será o custo de produção e, consequentemente, teremos preços mais acessíveis. O planeta, os produtores e os consumidores GANHAM! Só quem não ganha é a indústria do agronegócio.

O que é ser caro? Caro é algo que não te dá resultados a longo prazo. Caro é gastar metade do salário com bolsas, sapatos e roupas. Caro é não investir em SAÚDE. Lembre-se que investir em orgânicos é investir na sua PRÓPRIA SAÚDE E LONGEVIDADE. É investir em um PLANETA mais sustentável e humano!

Espero que vocês tenham gostado da nossa #semanaverde. Estamos esperando suas dicas e comentários por aqui. 😉

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s