#SemanaVerde: receita de iogurte natural caseiro

Por Mirella Camargo

Você já parou para pensar que os benefícios de fazer um iogurte natural em casa vão além de ter um produto saudável e com menos aditivos desnecessários?

image
Foto: Mirella Camargo

Ao abrir mão de comprar dezenas de potinhos individuais de iogurte no supermercado, você está não só contribuindo com a sua saúde, como ajudando o meio-ambiente. Uma pessoa como eu, que utiliza iogurte natural diariamente, ao final de um mês teria certamente descartado no lixo ao menos 25 potinhos plásticos. O que no decorrer de um ano, somaria um montante de 300 potinhos plásticos que muitas vezes não chegam a ser reciclados.

Eu tenho o cuidado de separar o meu lixo orgânico do lixo reciclável, mas em um país como o nosso, que ainda está engatinhando em questões como esta, certamente metade deste lixo após separado não chega ao destino correto. Uma pena! Mas não deixo de contribuir com a minha parte.

Fazer o seu próprio iogurte é muito simples e rápido. Você não precisa de iogurteira e nem mesmo de termômetro. Vamos nessa?

Iogurte caseiro

Você vai precisar de:

  • 1 litro de leite (eu uso de caixinha)
  • 1 potinho de iogurte natural (integral ou desnatado)*

*Olhe o rótulo, procure um iogurte o mais natural possível. Evite produtos com muitos ingredientes na composição.

  1. Use o leite em temperatura ambiente. Coloque para ferver 400ml do leite. Desligue e junte o restante do leite para chegar na temperatura certa. Com esta proporção, você não precisa nem de termômetro, pois o leite sempre vai chegar na temperatura que precisamos.
  2. Em um copo alto ou medidor, misture o iogurte com um pouco do leite e bata bem com uma colher para que ele dissolva por completo. Junte ao restante do leite e misture bem. Coloque em um recipiente com tampa, de preferencia de vidro, e embrulhe em um ou dois panos de prato. Deixe descansando durante a noite em um lugar mais quentinho (pode ser dentro do forno). No dia seguinte, leve à geladeira por no mínimo 6 horas.
  3. Para fazer os próximos iogurtes você não precisará mais comprar no supermercado. É só separar um potinho do seu próprio iogurte e repetir todo o processo. Porém, por conta de contaminação, já que em casa não temos um ambiente completamente esterilizado, é recomendável a cada 40 ou 60 dias, comprar um novo potinho de iogurte para recomeçar o processo.

Simples, barato e mais saudável.

Tem alguma receita interessante para compartilhar? Use a #semanaverde e compartilhe nas redes sociais para a gente acompanhar.

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s