#SemanaVerde: a moda também é verde!

Por Alline da Costa

Foto: Victor & Rolf
Foto: Victor & Rolf

Ser sustentável em moda não é apenas usar “couro ecológico” em substituição ao couro animal, trata-se de um universo muito maior. Quando falamos de moda sustentável, estamos falando de direitos trabalhistas, inclusão e re-inclusão social, marcas de slow fashion, matéria-prima ecologicamente correta, com processos de lavagem e tinturaria que não agridam o meio ambiente, e por aí vai.

Vamos por partes!

O que é Slow Fashion?

Uma das coisas que mais gosto, nessa onda de sustentabilidade, é do slow fashion, ele é o “irmão mais novo” do slow food (movimento criado em 1989), que prevê o desaparecimento de culturas locais e nos faz pensar sobre como nossas escolhas, no consumo dos nossos alimentos, por exemplo, afeta o mundo ao nosso redor.

E é exatamente isso. O slow fashion nos faz refletir sobre a maneira como consumimos moda – o bom e velho “menos é mais”. O slow nesse caso não tem haver com tempo, mas com produzir de forma consciente, prezando os costumes, mão de obra e matéria-prima local. As cadeias de fast fashion trocam de coleção muito rápido nos fazendo sempre querer algo novo, e assim acabamos nos tornando efêmeros diante dos nossos desejos. Além de produzirem em países da Ásia, onde as indústrias (principalmente as de tingimento) são extremamente poluentes.

Uma marca de slow fashion que acho muito legal é a Doisélles. Ela tem um trabalho bacana de re-inclusão social que se chama “Flor de Lótus” onde tem em uma unidade de produção dentro da Penitenciária Professor Ariosvaldo De Campos Pires, em Juiz de Fora, MG. Lá, 18 detentos trabalham na produção de peças artesanais como tricô e crochê. Essa parceria promove a recuperação dos detentos, além de capacitá-los para o mercado de trabalho quando estiverem do lado de fora.

Sustentabilidade na alta-costura

Falando em matéria-prima, na última coleção de outono-inverno 2016/17 – que entra no hemisfério sul quando nós aqui estivermos morrendo de calor – os estilistas Viktor Horsting e Rolf Snoeren da Viktor & Rolf, inspirados nos Vagabonds de Charles Dickens fizeram uma coleção incrível usando os tecidos de peças de coleções passadas.


O vídeo tem pouco mais de 1 minuto, vale muito à pena, pois esses dois são brilhantes!

Os tecidos foram costurados e tingidos novamente criando novas formas, volumes e texturas. Eles nos ensinam que podemos ser conscientes até na hora de criar uma coleção de alta-costura! Só lembrando que, como eu falei é um desfile, e essas peças formam uma ideia, um conceito do que virá. As formas amplas e os bordados, quando chegam nas lojas, podem estar de outra forma, numa estampa, por exemplo, ou em bordados muito menores. O que vemos no vídeo é moda sendo arte, moda não é apenas uma indústria de ganhar dinheiro, também tem alma, e esses dois estilistas são os melhores nisso, na minha humilde opinião, claro!

Dicas práticas 

Enfim, para terminar porque hoje estou fazendo textão!!! Quer ser mais consciente na prática?

Ao invés de comprar algo novo por que não trocar com uma amiga? Fazer um bazar é uma forma muito barata de renovar o guarda-roupa. Os brechós também são ótimos lugares para exercer o consumo consciente. Antes de comprar uma nova peça pense também com o que vai usar em qual ocasião… Veja se realmente vale à pena.

O que eu tenho tentado fazer antes de comprar (nem sempre consigo, tá?) é ir para casa e fazer qualquer coisa que tire o foco do objeto de consumo que ando perseguindo, e se eu não conseguir dormir, aí sim o compro no dia seguinte.

Gostaram? Queremos seus comentários. Compartilhe suas inspirações usando a hashtag #semanaverde nas nossas redes sociais. 😉

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s