#SemanaVerde: vá de bike!

Por Carla Caldas

Aproveite o mundo em duas rodas! Essa é a nossa dica para você entrar no caminho de uma vida mais saudável e verde.

Que tal incluir a bicicleta como opção de transporte no seu dia a dia? Ou apenas como companheira no tempo de lazer? Você também pode optar por essa prática durante suas viagens e se tornar um turista mais verde, que tal?

Não tem bicicleta?

Essa não é mais uma desculpa. Atualmente a maioria das grandes cidades já possui sistema de aluguel compartilhado:

    • Mobilicidade – conhecido pelas bikes laranjinhas, está presente em: SP, RJ, Santos, Caraguatatuba, SJC, Sorocaba, Guarulhos, Lavras, Brasília, Rio Branco, Aracaju, Caruaru, Petrolina, Fortaleza, Recife, Salvador, Araucária, Porto Alegre e Pelotas.
    • Ciclo Sampa – em São Paulo, esse sistema também é uma opção.

Vai viajar para o exterior? Não deixe de pesquisar as opções disponíveis no seu destino.

Foto: Carla Caldas
Foto: Carla Caldas

Veja dois exemplos citados entre os mais famosos do mundo:

  • Velib Paris – mais de 20 mil bicicletas espalhadas por 1800 pontos de retirada.

Geralmente o processo de aluguel e retirada é simples. É necessário ter um cartão de crédito, usar o aplicativo do celular ou um número de telefone e, em alguns casos, é necessário um registro on-line prévio. Quase sempre os valores são cobrados por horas ou dia inteiro, porém na maioria dos casos existem também períodos de gratuidade. Por isso vale a pena fazer uma pequena pesquisa e entender caso a caso.

Você não gosta ou tem receio de pedalar nas ruas sozinha?

A onda de passeios em grupos já invadiu as cidades. Fazer um tour guiado é uma ótima forma de conhecer novos destinos ou simplesmente visitar pontos que ainda não conhece no local onde mora. Nunca se esqueça de pesquisar essa opção, serão programas divertidos e garanto que não se arrependerá.

Em São Paulo, o Bike Tour SP é  gratuito, com várias alternativas de horários e roteiros.

Foto: BIKeTour
Foto: Bike Tour

Ainda não está convencida? Veja mais alguns motivos para sair pedalando já:

1 – Melhor aproveitamento do tempo 

Reduza seu tempo nos deslocamentos, seja no trajeto do trabalho até em casa ou mesmo nos passeios de lazer.

A utilização da bicicleta como meio de transporte não é um compromisso a mais para encaixar na agenda: passa a fazer parte da sua rotina, ocupando um tempo que antes era improdutivo e estressante.

2 – Economia de dinheiro

Nada de combustível, estacionamento, flanelinha, seguro, IPVA, troca de óleo e gastos altos com manutenção. O investimento e despesas são bem menores, comparados ao carro. Também é possível reduzir os gastos com ônibus, táxi ou metrô.

Lembrando que a economia também pode ajudar nas viagens e passeios, pois em muitos casos as bikes alugadas têm períodos gratuitos de uso. Cidades como São Paulo já possuem diversos pontos onde é possível estacionar sem pagar nada. Vale a pena fazer as contas.

3 – Liberdade e Mobilidade

Os caminhos para explorar são mais livres, é possível ir mais tranquilo observando tudo ao redor e simplesmente parar onde quiser. Imagine não se sentir imobilizado no trânsito, poder olhar a paisagem, chão e o céu, notar casas, pessoas, cheiros, sons, árvores e pássaros, sentir o sol na pele, o vento no rosto… Bom demais! É só se jogar e as surpresas aparecem no caminho. Garanto!

4 – Indicado para qualquer idade

Andar de bicicleta pode reunir a família e amigos de qualquer idade. Quanto antes começar melhor!

5 – Oportunidades de fazer novos amigos 

Os passeios em grupos são sempre uma oportunidade de fazer novas amizades, interagir com pessoas locais ou estrangeiros visitando a cidade. Além disso, é uma boa oportunidade para desenferrujar o inglês ou espanhol que você não pratica nunca.

6 – Ajuda a emagrecer

Aliado a uma dieta balanceada e adequada, pedalar colabora com a perda de peso. Durante as viagens é um alívio para você poder se jogar nas novas comidinhas sem culpa!

7 – Benefícios a Saúde

Os especialistas listam diversos benefícios à saúde associados à prática da atividade física: redução do stress, controle do colesterol, prevenção de doenças cardíacas, AVCs, hipertensão, controle do diabetes, aumento da resistência aeróbica, redução da obesidade, ativação da musculatura de todo o corpo, diminuição da ocorrência de doenças crônicas, faz bem para a saúde do idoso e aumenta o tempo de vida. Adotar a bicicleta em seus deslocamentos é uma maneira simples (e barata) de incluir uma atividade física no seu cotidiano.

8 – O planeta agradece

A magrela é um veículo movido pela força do condutor, sem precisar de nenhum outro combustível além da força das pernas. Assim, não emite gases poluentes. Ponto para o verde!

Gostou da dica? Esperamos ter despertado em você aquele desejo de pedalar que tanto amamos. Use a #semanaverde nas redes sociais e compartilhe suas experiências com bike também.

Foto de destaque: site Citibike

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s