#SemanaVerde: detox que intoxica?

Por Clarissa Godoy

Foto: Clarissa Godoy
Foto: Clarissa Godoy

Quem nunca exagerou no final de semana e pensou: “Caramba, essa semana vou fazer um suco verde pra dar uma desintoxicada!

Você faz aquele suco bem verdinho, digno de uma foto de instagram, com abacaxi, pepino, couve, limão e gengibre!

O efeito mental de um suco destes é poderoso! Suco “detox” como gostam de chamar! Você pensa: “Agora sim, foco!” Mas, se eu te falar que pode estar tomando um coquetel de agrotóxicos? Estaria mentindo? Infelizmente, não!

É triste pensar que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mas é verdade! Cada pessoa, chega a ingerir cerca de 5,9 kg de agrotóxicos POR ANO! Assustador, não é?

Isso acontece, pois a nossa legislação é permissiva. Existem agrotóxicos permitidos aqui que já foram proibidos há muito tempo em outros países! Por quê? Interesse! E não, não é pela saúde da população e acessibilidade! É o interesse financeiro e comercial! Em 10 anos a venda de agrotóxicos no Brasil cresceu 190%. Isso é mais que o dobro da média mundial. Dos 50 agrotóxicos mais usados no país, 15 são proibidos na Europa.

Sendo nutricionista, uma das orientações que mais repito aos pacientes é “consuma verduras e legumes todos os dias, pelo menos metade do prato. São eles que vão garantir sua ingestão de vitaminas, minerais e fibras!

A maior parte da população, no entanto, tem deficiência de vitaminas e minerais por baixo consumo destes tipos de alimentos. E ainda existe uma questão, mesmo os consumindo, é preciso pensar de onde vêm as vitaminas e minerais – como as que estão em uma folha de couve, por exemplo. Eu te digo: elas estão no solo!

Na agricultura tradicional, os solos ficam totalmente contaminados, pobres e inférteis. Solos assim não produzem legumes e verduras nutritivos, infelizmente! Já na agricultura orgânica, os produtores utilizam adubos naturais e o sistema utilizado é a policultura (diversos legumes, verduras e frutas na mesma área), isso faz com que o solo não esgote e fique mais rico! Além disso, quando recomendamos a ingestão dos mesmos, não estamos pensando apenas em vitaminas e minerais, mas também em fitoquímicos, que são compostos antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças! As plantas os produzem para se defender de insetos e pragas, e como os orgânicos são muito mais vulneráveis, acabam produzindo estes compostos em quantidade muito superior!

Está pensando em parar de tomar suco verde? Calma! 😉 No meu próximo post exploraremos as 3 questões chaves sobre orgânicos x produtos convencionais: o que realmente são, porque deveríamos temer os produtos convencionais e porque não é uma boa ideia deixar de consumi-los de vez!

Bateu uma curiosidade? Acompanhe as novidades usando a hashtag #semanaverde nas nossas redes sociais. 😉

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s