Livros para devorar: a culinária materialista de Carlos Dória

Por Mirella Camargo

Lançado em 2009, o livro “Culinária materialista – construção racional do alimento e do prazer gastronômico”, escrito pelo socialista Carlos Alberto Dória, é um convite ao amante do tema que não fica satisfeito apenas com o ato de comer.

Foto: Mirella Camargo
Foto: Mirella Camargo

Muita coisa está por trás de um belo prato que é colocado à mesa. Quem se restringe ao ato de engolir o alimento sem pensar sobre a história que o envolve, está perdendo grande parte da experiência. É como ir ao cinema e manter os olhos fechados durante todo o filme. Você vai ouvir o áudio, mas perderá todos os efeitos especiais.

O alimento que chega à nossa mesa passa por todo um processo de transformação, desde sua origem até a passagem pelas mãos do cozinheiro que irá prepará-lo. Quando falamos em culinária brasileira, temos muito trabalho pela frente para que nossa cultura não se perca, para que as origens não sejam distorcidas. Carlos Dória é um incansável na tarefa de trazer à tona a verdadeira gastronomia do nosso país tropical.

Carlos Dória também mantem um blog que recomendamos fortemente aos adoradores da gastronomia: E-Boca Livre

Referência: Dória, Carlos Alberto. Culinária materialista – construção racional do alimento e do prazer gastronômico. São Paulo: Senac, 2005.

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s