Procrastinação: precisamos encarar essa parada

Por Chris Menezes

Foto: Chris Menezes
Foto: Chris Menezes

Num mundo onde as redes sociais dominaram a nossa vida é bastante difícil não procrastinar. Estamos sempre estendendo uns minutinhos nosso intervalo, sempre rolando a barra de scroll pra ler só mais aquele postzinho do amigo reclamão, dando mais um like no Instagram… e quando vemos já deu 18h, mais um dia se passou e ticamos poucos itens em nossa lista (mesmo que seja imaginária) de tarefas.

Acontece com vocês? Comigo acontece muito. Mas com o tempo fui aprendendo a lidar melhor com isso e vou compartilhar algumas dicas com vocês:

1) Avalie o que é realmente prioridade para você – normalmente, quando enrolamos muito para fazer alguma coisa (começar uma dieta, estudar pro concurso, ler um livro que tá na sua mesinha de cabeceira) é porque aquilo não é realmente importante pra você no momento. É algo que você quer, que vai te trazer algum beneficio, mas tem algo te impedindo de começar. Então faça essa reflexão: isso é realmente importante pra mim? Quão importante? Se as respostas forem sim e muito, é a hora de partir pra ação.

2) Estabeleça pequenas metas – se você nunca correu e quer começar um plano de corrida, é melhor não estipular que estará correndo 10km em 15 dias. Metas muito agressivas tendem a gerar desistência, pois na primeira dificuldade nos convencemos de que não daremos conta. Assim, comece de pouquinho em pouquinho e vá colecionando seus microsucessos.

Foto: Chris Menezes
Foto: Chris Menezes

3) Tenha um plano – parece uma bobagem, mas colocar no papel ou num app (como o Asana ou Trello) vai te ajudar a ter mais disciplina e produtividade. Estabeleça suas metas e defina seus prazos.

4) Mantenha seu foco – se uma das formas de se manter produtivo é ter clareza sobre nossas prioridades, a outra não menos importante é o foco para colocá-las em prática. Isso parece fácil, mas não é. Nossa vida nos impacta com muitos estímulos externos e é quase impossível que eles não dominem nossos pensamentos, tirando nosso foco. A melhor forma de trabalhar isso é meditando. No Youtube ou no Spotify, você pode encontrar diversas meditações guiadas que te ajudarão a se manter no foco.

5) Comemore seus microsucessos – uma pequena conquista é sempre uma conquista. Então, se recompense. Pode ser ouvindo uma música legal, comendo um bombom, fazendo manicure. A recompensa funciona como uma forma de motivação e te faz continuar no caminho das conquistas.

6) Faça uma pausa – porque, afinal, descansar é fundamental.

E aí, tudo pronto pra parar de perder tempo e colocar sua vida em ação?

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s