Drinks para amar: Famiglia Negroni

Por Chris Menezes

Se tem uma família nessa vida por quem nutrimos o mais verdadeiro amor é a do Negroni. Porque é daquelas que a gente nem precisa esperar o domingo à tarde pra se encontrar. Basta um olhar mais atento à carta de drinks de seus bares preferidos e você encontrará um ou outro primo do Negroni por ali.

Não saberia reconhecê-los?
Sem problemas, o Coletivo está aqui pra te ajudar!

Americano

Uma versão mais doce e suave do Negroni, que leva Campari, vermute doce e club soda, é aquele tipo de drink que pega e você nem sente.

Americano
Foto: Chris Menezes

Criado no lendário Cafe Campari chamava-se “Milan-Torino” em função da mistura Campari (original de Milão) e vermute (Turino). Mas por ter caído no gosto de americanos expatriados na Itália, o cocktail logo foi rebatizado de Americano. É um aperitivo clássico, servido como drink, mas também uma forma de abrir o apetite para uma refeição.

Boulevardier

Talvez seja o primo mais famoso do Negroni, que substitui a dose de gin por 1 ½ dose de Bourbon, dando uma quebrada não só no sabor, mas também na simetria perfeita dos ingredientes da fórmula original.

Boulevardier
Foto: Chris Menezes

O drink foi criado no Harry’s Bar de Paris no final dos anos 1920 para o escritor e socialite americano Erskine Gwynne, que editava a revista The Boulevardier, daí seu nome. É um cocktail cheio de glamour e personalidade.

Old Pal

Taí um cocktail que merecia mais espaço em nossos balcões. Por terem uma composição muito similar, o Old Pal acaba sendo ofuscado por seu primo mais velho, o Boulevardier. A diferença entre eles está basicamente na utilização do whisky canadense e dry vermouth, que conferem ao Old Pal um sabor mais seco e picante.

Foto: Chris Menezes
Foto: Chris Menezes

Atualmente, alguns bares oferecem o New Pal, uma releitura bastante interessante do clássico, que leva Peychaud’s e Absintho em sua receita, com rhye whisky e vermute doce.

Negroni Sbagliato

A história desse drink é tão maravilhosa quanto seu sabor. Numa noite qualquer no Bar Basso de Milão, um bartender se confundiu e trocou o gin por Prosecco. Nascia ali uma de nossas versões preferidas, o Negroni Sbagliato que numa tradição livre, significa “Negroni Errado”.

Negroni Sbagliato
Foto: Chris Menezes

Clássico, leve e perfeito para dias e noites mais quentes.

White Negroni

É o primo mais diferenciado e não menos interessante. Leva gin, Lillet Blanc (aperitivo licoroso francês) no lugar do vermute doce, o que confere uma suavidade floral à receita, e Suze (bitter também de origem francesa) no lugar do Campari, resultando num coquetel cheio de personalidade e presença.

White Negroni
Foto: Chris Menezes

É ou não uma família pra se fazer parte? Muita riqueza, né?

Depois conta pra gente aqui nos comentários qual foi seu escolhido na próxima ida ao bar. Queremos muito saber! 😉

Anúncios

Deixe o seu tempero ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s